ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

21 de abr. de 2008

MEDALHA DE SÃO BENTO

São Bento é representado segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges; e, na outra mão, a cruz.
Ao redor do santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:
EIUS * IN * OBITU * NRO * PRAESENTIA * MUNIAMUR
"Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte"
São Bento servia-se do sinal da cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Daí veio o costume, muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão.
Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de são Bento de várias formas.
Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tende de um lado a imagem do santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento das quais são Bento saiu milagrosamente ileso.
O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais C S P B do latim: Crux Sancti Patris Benedicti - "Cruz do Santo Pai Bento".
Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais:
C S S M L - Crux Sacra Sit Mihi Lux
ANa haste horizontal:
N D S M D - Non Draco Sit Mihi Dux
No alto da cruz está gravada a palavra
PAX
H S)A partir da direita de PAX estão as iniciais:
V R S N S M V - Vade Retro Sátana Numquam Suade Mihi Vana
S M Q L I V B - Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas
Requisitos para o uso da medalha
São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos a esta medalha. Contudo, a medalha não age automaticamente contra todas as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica. Todo cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.
O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha, não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de são Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias. A medalha concede, também, graças especiais para a hora da morte, pois são Bento com são José são padroeiros da boa morte.
Para se ficar livre das ciladas do demônio, é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo todos os deveres religiosos: oração, missa dominical, recepção dos sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.
Em resumo, o efeito da medalha de são Bento depende em grande parte das disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Noite! na verdade não é um comentário, mas sim uma duvida. Comprei uma medalha que diz ser de São Bento, ela possui um velho sentado, de um lado há uma serpente do outro um pássaro e na mão um cajado, na parte da frente existe a cruz com as mesma iniciais da oração, me falaram que a imagem de é de um bruxo e que não traz coisas boas. Gostaria de saber se é verdade ou mentira.

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES