ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

22 de out. de 2008

Curiosidades sobre os Papas

Papas assassinados
João VIII, Teodoro II, João X, Benedito VI, João XIV e Gregório. Em 1978, houve rumores de que João Paulo I teria sido envenenado. Renúncia: Pierre de Morrone (Celestino V) renunciou em 1294, porque não se considerava capaz de exercer o pontificado.

Mais jovem
Benedito IX tinha apenas 12 anos quando foi eleito.

Mais idoso
Honório III. Eleito com 90 anos.

Papa que não era padre
Conde Tusculum (João XIX) foi eleito em 1024 sem nunca ter recebido ordenação.

Papas casados
Até 867, não havia nenhum impedimento ao casamento do pontífice.

Papa com filhos e sem casar
Rodrigo Borgia (Alexandre VI) tinha seis filhos e não era casado.

Papado mais longo
São Pedro ficou 33 anos no trono.

O mais curto
Urbano II. Durou apenas 13 dias.

Papas Canonizados
Há 78 papas canonizados e oito beatificados.

Insígnias do papado
O anel do pescador
Quando o Papa morre, seu anel que é usado na mão direita é quebrado numa bigorna, com um martelo de ouro.

As chaves de São Pedro
Simbolizam o poder que foi dado a São Pedro de adotar ou revogar decisões.

Cadeira gestatória
Poltrona montada sobre um andor, carregada pelos oficiais do Vaticano quando o Papa sai em Procissão. João Paulo II a substituiu pelo famoso Papamobile.

Sotaina branca
Usada pela primeira vez por Pio V, em 1565. Até então, a sotaina era púrpura cardinalícia.

Tiara pontifical
Durante a coroação é colocada na cabeça do Papa com os seguintes dizeres: "Saiba que és o pai, o príncipe e o rei". Paulo VI usou apenas uma vez e João Paulo I recusou-se a usá-la.

A palavra Papa
Derivada do grego pappas e do latim pappa. Ambas significam pai. Em 1073, o Papa Gregório VII proibiu que o termo fosse utilizado por qualquer outra pessoa. Até aquela data, bispos e padres também recebiam o tratamento de papa.

A autoridade Papal
Segundo a tradição católica, o liderança de São Pedro perante os 12 apóstolos, confiada por Jesus Cristo, é que define a supremacia do pontífice.


Fonte: www.correioweb.com.br

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES