ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

8 de fev. de 2009

Por que Santo Antonio tem fama de casamenteiro?

Santo Antonio é o santo mais popular do Brasil. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.
Este santo também é invocado para achar objetos perdidos.
Por que existe o "pão de Santo Antonio" ou o "pão dos pobres"?

Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos. Muitas pessoas os colocam dentro dos potes de farinha ou de algum outro alimento, presente na despensa, para que nunca falte a comida em suas casas.
No dia 31 de maio de 2008 começa a trezena (treze dias de orações) de Santo Antonio. Celebraremos o dia de Santo Antonio no dia 13 de junho. No final deste artigo ofereceremos algumas preces para que você possa utilizar.
O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra o amor dos casais de namorados, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação.
Estima-se que aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Data no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar.
A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os "apaixonados".
A seguir colocamos uma interessante contribuição do internauta Alex A. Borges, de Minas Gerais, Patos de Minas, Brasil, a respeito de Santo Antonio, que aparecerá entre aspas. Logo em seguida, você encontrará orações dirigidas ao santo.
"Quanto ao motivo pelo qual Santo Antônio é considerado patrono dos namorados ou santo casamenteiro, o que sei é que se deve ao seguinte caso: "Em Nápoles, havia uma moça muito bonita, cuja família não podia pagar o dote para ela se casar. Certa vez, a moça - ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio - pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para entregá-lo a um determinado comerciante. No bilhete, ele pedia ao comerciante que desse a ela moedas de prata equivalentes ao peso do papel. O comerciante não se importou, achando que o peso daquela folhinha era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Foi nesse momento que o comerciante se recordou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio, então, viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu - entre outras atribuíções - a de "O Santo Casamenteiro"." Não tenho certeza, mas essa história parece encontrar-se na obra Vida e milagres de Santo Antônio do Padre Fernando Tomás de Brito, da Editora Artpress, comercializado pela Livraria Petrus, que é a livraria dessa editora, cujo site é facilmente encontrado pelo google. PAZ E BEM A TODOS!

ORAÇÕES A SANTO ANTONIO
Benção de Santo Antonio
Eis aqui a Cruz do Senhor!Fugi, partes contrárias,venceu o leão da tribo de Judáe a Raiz de Davi.Aleluia, aleluia!Cristo vence,Cristo reina,Cristo manda com império,Cristo nos defende de todo o mal.Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem.
Rogai por nós, Santo Antônio.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a presença de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo. Amém!



BÊNÇÃO DO PÃO DE SANTO ANTONIO
Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderosoabençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio,que por sua pregação e exemplodistribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis.Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção,o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para a multidão faminta,o Pão Eucarístico que nos dais todos os dias no mistério da Eucaristia;e fazei que este pão nos lembre o compromissopara com todos os nossos irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,pão vivo que desceu do céu, e dá vida e salvação ao mundo,na unidade do Espírito Santo. Amém!



ORAÇÃOPARA QUE NÃO FALTE O PÃO
Santo Antônio, amigo dos pobres,peço-te a graça de nunca faltar pão e alimento em nossa mesa.Prometo-lhe, por minha vez, olhar sempre para os mais necessitados,repartindo com eles o pão que nos mandares, através do trabalho honesto.Ajuda-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é Jesus na Eucaristia. Amém.

Fonte:Canto da Paz

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES