ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

26 de out de 2009

Saiba mais sobre o Pontifício Instituto Bíblico

O Pontifício Instituto Bíblico (PIB) é uma instituição universitária da Santa Sé. Foi fundado pelo Papa Pio X com a Carta Apostólica ‘Vinea electa' em 7 de maio de 1909 como "um centro de altos estudos da Sagrada Escritura, em Roma, para promover de modo mais eficaz a doutrina bíblica e todos os estudos relacionados, segundo o espírito da Igreja Católica". Desde a fundação, foi confiado à Companhia de Jesus, tendo como primeiro reitor e organizador Padre L. Fonck.

Inicialmente, o PIB preparava os alunos aos exames da Pontifícia Comissão Bíblica. Em seguida, a Carta Apostólica 'Cum Biblia sacra' autorizou o Instituto a conferir o grau acadêmico de 'licença' em nome da Comissão, e enfim, o Motu proprio 'Quod maxime' de Pio XI concedeu-lhe a independência acadêmica e a possibilidade de conferir o 'doutorado' a seus alunos.

Com este mesmo documento, o PIB foi consociado à Pontifícia Universidade Gregoriana e ao Pontifício Instituto Oriental. Assim, estas três instituições possuem o mesmo Vice-Grão chanceler, (o Prepósito Geral da Companhia de Jesus), mas mantêm estatutos distintos.

Por ser fundado pelo Sumo Pontífice, o Instituto Bíblico goza de própria autonomia e depende diretamente da Santa Sé. Sendo assim, tem caráter internacional; atualmente seus alunos provêm de cerca de 60 nações.

O Grão-Chanceler é o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski (foto).
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES