ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

13 de fev. de 2010

Por onde começar um estudo bíblico?

Quando alguém se propõe a fazer uma viagem, o ideal é que ela se programe para esta empreitada: defina qual meio de condução vai usar (avião, carro, ônibus…), onde vai se hospedar, em que lugar fará as refeições. Se for de carro, por exemplo, é essencial que veja por qual caminho seguirá para chegar ao destino final. Se ela quer chegar mais rápido vai por determinada estrada; se quer pagar menos pedágios segue por outro caminho; ou ainda, se quer se hospedar em bons hotéis pode escolher outra rota.

Com certeza, cada um dos caminhos tem sua beleza própria e também sua dificuldade. É preciso que a pessoa que vai viajar escolha o roteiro que é mais adequado para a sua realidade. Qual caminho se encaixa melhor no objetivo da viagem e do mesmo modo, qual não trará maiores dificuldades.

Quando nos propomos ao estudo bíblico algo parecido acontece. Estudar e se aprofundar nos textos bíblicos é também viajar por lugares muitas vezes desconhecidos. Por isso é preciso que haja um planejamento, assim como nessa viagem de carro. Faz-se necessário escolher um roteiro de estudo – um método que melhor se encaixe na realidade daquele que se dispõe a ler e entender os textos da Bíblia. Por isso, cada pessoa deve procurar um roteiro de estudos bíblicos que lhe seja mais útil e oportuno.

São vários os roteiros de estudos bíblicos que temos hoje à disposição no mercado. Sem desmerecer os demais, quero indicar aqui quatro deles, pois são os que melhor conheço e sei dos resultados que proporcionam. Repito, esses são apenas alguns dos tantos e bons roteiros que temos à disposição. O que precisa ficar claro é a necessidade de seguir um percurso que nos dê a segurança e nos impulsione a não desistir no meio da viagem.

Curso Bíblico da Escola Mater Ecclesiae – O primeiro roteiro vem da escola fundada por D. Estevão Tavares Bettencourt OSB. O curso bíblico da Matter Ecclesiae tem um objetivo de formação. É um tipo de curso de teologia para leigos por correspondência.

Lectio Divina – É um dos métodos mais antigos da Igreja. Leitura da Bíblia a partir de quatro passos: Ler, Meditar, Orar e Contemplar. O objetivo da Lectio Divina é, através de um método orante, proporcionar um contato direto com as Sagradas Escrituras.

Coleção luz para os meus passos – Baseado na Lectio Divina essa é uma proposta que segue uma apostila com uma lição que deve ser feita a cada dia. De certo modo ela mescla essa leitura orante com alguns conhecimentos mais técnicos como o que temos no método da Escola Mater Ecclesiae.

A Bíblia no meu dia-a-dia – O quarto roteiro faz parte da proposta do Monsenhor Jonas Abib. O estudo possui alguns passos e também tem uma ligação direta com a Lectio Divina: num diário espiritual a pessoa deve, ao fazer o estudo de um trecho bíblico, anotar as promessas de Deus, as ordens de Deus, os princípios eternos, a mensagem de Deus e como aplicar o entendimento do texto no dia-a-dia.

Além desses métodos sei que algumas pessoas fazem estudos bíblicos orientados por roteiros disponíveis em páginas da internet. É preciso muito cuidado! Já vi muita coisa errada e perigosa em várias dessas propostas. Se ainda assim, você faz ou deseja fazer um estudo orientado pela internet, que tome as devidas precauções: veja quem é a pessoa que ministra o curso, se está vinculado à Igreja Católica, qual a procedência do site, converse com outras pessoas que seguem esse curso e peça orientação ao seu diretor espiritual, pároco ou coordenador da sua comunidade.

Existe também o fato de muitas pessoas não conseguiram se adaptar a nenhum dos roteiros que conheceram e por isso resolveram ler a Bíblia começando no seu primeiro livro, o Gênesis, seguindo até o Apocalipse – lendo um ou alguns capítulos diariamente. Particularmente, acho esse o caminho mais difícil, mas não posso negar que também funciona ao ver algumas pessoas optarem e se adequarem a essa proposta.

O importante é que você faça uso de um bom roteiro que o impeça de se perder nessa viagem e o mantenha motivado para seguir adiante. Escolha um percurso de estudos que vá de acordo com as suas necessidades e capacidades, tomando o devido cuidado em averiguar a procedência do roteiro que assume para si. E que, seguindo essas orientações possa, durante a maravilhosa viagem pelos textos bíblicos, ter a certeza de que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho. (cf. Sl 119,105)
Fonte: Denis Duarte

2 comentários:

Ivan disse...

ótimas dicas...

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda. Que Deus continue te abençoando.

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES