ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

19 de out. de 2010

?Como se escolhe um papa?

Por meio de uma eleição especial chamada conclave. Os eleitores são todos os cardeais do mundo com menos de 80 anos, reunidos no Vaticano, em Roma. Teoricamente, o conclave não é um pleito como outro qualquer. "A escolha é decidida pela luz divina e não pelas plataformas políticas", afirma o teólogo Fernando Altemeyer Júnior, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "Por isso, os cardeais não podem falar com ninguém e devem orar ao Espírito Santo antes de preencher os seus votos." Quando nenhum dos candidatos recebe dois terços dos votos, a votação se repete. Se, depois de trinta votações, os dois terços não forem alcançados, na trigésima primeira o vencedor só precisará obter a metade dos votos mais um.

Os cardeais podem ficar trancados por meses. A cada votação mal sucedida, uma fumaça cinza sinaliza aos fiéis, aglomerados na Praça São Pedro, em frente à residência oficial do papa, no Vaticano, que ainda não há sumo pontífice. Quando finalmente ele é escolhido, a fumaça é branca e o cardeal mais velho anuncia em latim "Habemus papa" (temos papa).

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES