ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

2 de set. de 2012

O que é um Consistório

 

A palavra latina consistere significa “sentar juntos”. De fato, todos nós, membros do Colégio Cardinalício, nos reunimos para participar daquele grande acontecimento eclesial, no qual o Papa criou 23 novos Cardeais da Igreja Católica.
Os Cardeais são os assessores imediatos do Papa, seus conselheiros, algo assim como o seu Senado. Todos pertencem ao clero de Roma, sendo o Papa, em primeiro lugar, Bispo daquela Diocese e, depois, Chefe Supremo da Igreja Católica, representante visível de Cristo junto a nós. Bento XVI é o 266° nessa linhagem, inaugurada pelo próprio Apóstolo São Pedro.
Na época do nascimento de Cristo, Roma era o centro da civilização ocidental. Veio a tornar-se, depois, o coração do cristianismo, pois lá morreram martirizados São Pedro e São Paulo. Ainda hoje, é a sede da Igreja Católica, e ponto de convergência para a nossa fé.
Mas o berço da nossa fé foi Jerusalém. Na capital do mundo judaico nasceu a Igreja, semeada pela palavra e as obras de Jesus Cristo e consagrada no seu Mistério Pascal: Padecimento, Crucifixão, Ressurreição e a vinda do Espírito Santo. Em Jerusalém, surgiu a primeira comunidade cristã, fundada por Pedro, Tiago e João Evangelista e formada pelos judeus que creram em Nosso Senhor e o aceitaram como Salvador.
O impulso missionário, por mandato do próprio Cristo, empreendeu o anúncio da Boa Nova aos pagãos. Assim, a segunda grande sede do cristianismo veio a ser Antioquia. O nome dessa cidade ficou, definitivamente, associado à missão de São Paulo. Convertido, depois de uma intensa experiência mística, que o fez abandonar sua arraigada tradição judaica, o Apóstolo dos Gentios partiu de Antioquia para suas três viagens missionárias. Levou consigo, em ocasiões diversas, Barnabé, grande pregador e amigo, Marcos, o evangelista, Silas, outro amigo de Paulo, Lucas, médico e evangelista, Timóteo e Tito, discípulos de Paulo e futuros Bispos.
Na sua quarta viagem missionária, São Paulo chegou a Roma. Embora prisioneiro, anunciou o Evangelho naquela cidade e fez muitos discípulos. É possível que, de lá, tenha ido à Espanha. Afinal, voltando a Roma, morreu decapitado, segundo conta a tradição, sem ter sido julgado e condenado. Sua morte decorreu do ódio à Igreja de Cristo e ao seu Evangelho de “vida nova”.

Veja um filme explicando:

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES