ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

9 de jan. de 2008

O que significa?

Báculo
É uma espécie de bastão, também conhecido por cajado. Devido ser empregado pelos pastores, na Antigüidade, em seu ofício de cuidar do rebanho, passou a ser símbolo do ministério pastoral. Os bispos, cardeais e o papa usam-no em celebrações solenes.

Bênção Apostólica
É uma absolvição geral, (em artigo de morte) com bênção papal, dada por qualquer sacerdote, com a fórmula prescrita. O enfermo ganha, estando em condições, uma indulgência plenária (conforme o cânon 468).

Bíblias (as primeiras)
Por muitos séculos a Bíblia era copiada manualmente. Fazia-se este serviço com grande piedade e respeito. O copiador, toda vez que tinha de escrever uma frase onde figurasse o nome de Deus, levantava-se de sua mesa, ia ao lavatório e lavava, cuidadosamente, as mãos. Fonte: Livro da Família/1990.

Bodo
Palavra que vem do latim: votum, que significa: oferta. Antigamente, ofereciam-se nas igrejas, refeições, em certas solenidades, com ofertas, em dinheiro, aos pobres. Isso acontecia, por exemplo, no Natal, na Epifania, na Páscoa, no Pentecostes. Bodivo era a oferta concedida por ocasião de um enterro.

Brasão
É o ramo da heráldica que se relaciona com o significado dos símbolos, dos escudos e das armas. Seu objetivo é ressaltar aspectos pessoais e familiares a partir da interpretação de códigos e árvores genealógicas. Antigos heróis eram apresentados ao povo sobre escudo de guerra.

Brasão da Arquidiocese de Natal
É constituído de insígnias da hierarquia eclesiástica: mitra, báculo e cruz (arquiepiscopal) situados acima de um escudo. O escudo apresenta duas cores básicas: a cor azul, indicando o manto de Maria, unida, em diagonal, à cor vermelha que lembra o sangue dos mártires. No alto, à esquerda, a estrela dos Magos. No centro, a flor de lis, de onde surge a cruz, simbolizando a união materna da Virgem ao Salvador.

Brasão de Dom Heitor de Araújo Sales
O escudo é da família Araújo. No centro, a concha representa a Mãe da mulher privilegiada no plano divino, Maria Santíssima, esposa do Espírito Santo, simbolizada pela pérola, em meio aos besantes de ouro figurando uma coroa de estrelas. Abaixo do Escudo encontram-se as três palavras que compreendem o Lema do Arcebispo e dão sentido ao seu pastoreio no plano de Deus:- Unitate (na unidade): “que todos sejam um” - Jo 17, 22.- Pace (na paz): “a paz esteja convosco” - Jo 20, 19.- Gáudio (na alegria): “sejam todos alegres na esperança” - Rm 12, 12.Os besantes. Segundo o Apocalipse, a mulher privilegiada, Maria Santíssima, aqui representada na pérola, tem estrelas como diadema, simbolizadas nos 4 “besantes”. Este termo remonta ao império bizantino, na sua forma de moeda de ouro, para expressar um traço do seu esplendor.

Breviário
Também chamado Horas Canônicas ou Liturgia das Horas. Trata-se de um livro, composto de salmos, leituras, hinos e orações, para serem recitados em vários horários, pela manhã, à tarde e à noite.

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES