Por que o papa Karol Woytyla teve seu nome trocado para João Paulo 2º?
A escolha do nome do papa é feita pelo próprio cardeal, por motivos pessoais, históricos e para marcar o sentido de seu pontificado.
Papa se aposenta?
A função do papa é vitalícia e nunca nenhum papa se aposentou na história da Igreja Católica. O papa pode, no entanto, renunciar por vontade própria.
O que acontece se o papa renuncia?
A legislação da igreja diz que um papa pode renunciar por vontade própria, mas não existem nela dispositivos que prevejam o que fazer no caso da possibilidade muito real de um papa estar vivo, mas incapacitado. O último papa a ter renunciado por vontade própria foi Celestino 5º, que deixou de ser papa em 1294. O papa Gregório 12 abdicou a contragosto em 1415, quando havia mais de um papa. Um fator que complica a situação ainda mais é que não existem leis que tratem especificamente do que fazer se o papa está vivo mas não pode se comunicar --por exemplo, se está em coma.
O papa é um político?
O papa é o soberano do Estado do Vaticano, um território regido por leis próprias, independente da cidade de Roma e do governo italiano.
Quais os títulos do papa?
Além de soberano do Estado do Vaticano, o papa tem tem muitos outros títulos espirituais: bispo de Roma, vigário de Cristo, sucessor de são Pedro, sumo pontífice da Igreja Católica, patriarca do Ocidente, primaz da Itália e arcebispo da régio metropolitana de Roma.
Como o papa é escolhido?
O novo papa é escolhido pelos cardeais reunidos em conclave, que deve começar entre 15 e 20 dias depois da vacância da sede apostólica.
Quanto tempo pode demorar a escolha do novo papa?
A escolha de João Paulo 2º demorou três dias. Em 1271, o conclave que escolheu o papa Gregório 10 (Tebaldo Visconti) durou dois anos e nove meses.
Como foi a escolha de João Paulo 2º?
Em 1978, na sucessão do papa Paulo 6º, o cardeal italiano Albino Luciani deu seu voto ao brasileiro Aloísio Lorscheider. Luciani foi o eleito e se transformou no papa João Paulo 1º. Morreu 34 dias depois de sua posse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário