ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

1 de fev de 2009

Os apóstolos de Jesus eram realmente pobres?


Eles não eram pobres. Tanto é que a comunidade dos apóstolos possuía dinheiro o bastante para custear suas viagens, alimentação, vestuário, etc. O dinheiro era administrado a partir de um fundo comum do qual Judas Iscariótes (o traidor) era o administrador.
A maioria dos apóstolos eram pescadores, pessoas simples, sem instrução. Porém, não eram miseráveis. Naquele tempo esta profissão “corresponderia” à uma classe média ou classe média baixa (dependendo se a pessoa era dona ou não do barco).
Mateus era um coletor de impostos, cargo bem remunerado.
Provavelmente a idéia de que os discípulos fossem pobres deriva do fato de nos dias de hoje os pescadores serem pessoas pobres e pouco consideradas socialmente. Esta não era a realidade na época de Jesus.
Quanto ao fato deles não serem instruídos, devemos lembrar que pouquíssimas pessoas o eram naquela época. O estudo religioso, quando havia, era o único acessível para o povo em geral.
Jesus, há séculos atrás os europeus O representavam comungando em palácios. Obviamente algo que não aconteceu. Imagens como esta acima servia para legitimar o domínio dos poderosos sobre a população.

Por Régis Mesquita.

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES