ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

8 de abr de 2009

Tríduo Pascal - como celebrar?

O Tríduo é a realidade das Páscoa do Senhor, celebrada sacramentalmente em três dias, a Sexta-feira: paixão; Sábado Santo: sepultura; domingo: ressurreição. O ponto principal dos três dias é a Vigília Pascal, com a celebração eucarística. A Quinta-feira santa não pertence ao Tríduo como antigamente. A missa “in cena Domini”, transmite a dimensão ritual, fornece o momento sacramental do mistério, atuando-o e perpetuando através dos tempos.

Celebrar a Páscoa é celebrar o rito eucarístico, é preciso considerar quatro Páscoas da história da salvação: Páscoa do Senhor ­­­­– passagem do Senhor na saída do Egito; Páscoa dos judeus – celebração do memorial; Páscoa de Cristo – imolação sobre a cruz; Páscoa da Igreja – celebrada sacramentalmente no rito eucarístico.
O rito pascal está ligado à Páscoa histórica que é memorial, presença real da salvação e anúncio do cumprimento definitivo. A ceia pascal se une à Páscoa, sendo evento histórico è também simbólico, está voltado para a libertação realizada por Cristo, em sua passagem redentora, é anúncio da redenção completa quando “todos os homens” celebrarem a “Páscoa de Cristo”.

Quando termina a celebração da missa, as sagradas espécies são levadas em procissão a um lugar devidamente preparado para serem adoradas e conservadas para a comunhão da Sexta-feira Santa. A adoração, nesta noite dedicada à lembrança da eucaristia, conserva a presença permanente de Cristo nas espécies eucarísticas. A adoração precisa terminar antes da meia-noite para respeitar o significado da celebração que é própria destes dias, ou seja, da traição, a prisão, paixão e morte de Cristo. Celebra-se o Tríduo Pascal na sexta-feira, sábado e domingo.

Na missa “in cena Domini” toda a comunidade está sob o julgamento da eucaristia celebrada. A celebração da ceia do Senhor é o encontro principal da comunidade com Cristo. Ressuscitado e com os irmãos no amor do Pai celeste, mas é necessária a abertura ao amor de Jesus que morre para libertar a todos do pecado e ajudar a encontrar novas relações. É ponto de partida para viver de uma nova maneira, em comunhão com o Pai e com os irmãos.
Verinha
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES