ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

5 de ago. de 2012

Cem anos atrás nascia Abbé Pierre, fundador da Comunidade de Emaús


Paris (RV) – Henri Grouès, mais conhecido como Abbé Pierre, fundador do movimento internacional de solidariedade para a justiça “Emaús”, nasceu em 5 de agosto de 1912 em Lion, na França.

Morto em 2007, dedicou sua vida às causas mais nobres, como a luta contra a fome e contra a pobreza e o compromisso em favor da democracia. A França recorda este centenário com diversas atividades: em Estevile, próximo a Rouen onde está sepultado Abbé Pierre, será inaugurado neste domingo um novo Centro Emaús, enquanto em sua cidade natal, no dia 30 de junho, uma praça no popular bairro de Duchère recebeu seu nome.

Em Paris, uma série de moedas de dois euros foi cunhada em homenagem a Abbé Pierre. De um lado traz um retrato de Abbé e do outro a logomarca da Comunidade de Emaús e seu lema “…e os outros?”.

“A vida de Abbé Pierre – lê-se no site do Emmaus International – foi aquela de um homem livre, fiel às suas convicções traduzidas em atitudes e em verdade ao longo de uma vida de amor ao próximo”. Na França e no mundo inteiro – lê-se ainda – Abbé Pierre continua a inspirar aqueles que lutam por sua dignidade e pelo acesso a todos os direitos fundamentais.

Presente em 37 países, hoje a Comunidade de Emaús conta com 327 centros que recebem pessoas marginalizadas na luta pelos seus direitos. O objetivo é aquele de demonstrar que existem alternativas às injustiças.

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES