ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

1 de fev de 2009

Igreja Católica no Brasil



Desde o século XVI o Cristianismo tem sido a principal religão do Brasil, predominando a Igreja Católica Romana. O catolicismo no Brasil foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do Brasil. O catolicismo possui grande presença social, política e na cultura do Brasil. História O Cristianismo chegou no Brasil já no descobrimento e lançou profundas raízes na sociedade. Em 1549, seis jesuítes da Companhia de Jesus acompanharam o Governador-Geral Tomé de Souza, estes eram chefiados pelo Padre Manoel de Nóbrega, em 1580 os carmelitas descalços chegaram ao Brasil e em 1581 tiveram início as missões dos beneditinos. Durante o século XVI e XVII, o governo português representados pelos governadores-gerais buscaram o equilíbrio entre o governo central e a Igreja Católica, com o intuito de diminuir e administrar os conflitos existentes entre os missionários, os colonos e os índios. Com isso, o estados controlava a atividade eclesiática da colônia por meio do padroado, assim arcava com o sustento da igreja e ganhava a obediência e o reconhecimento da Igreja. Além disso, o estado nomeava os bispos e párocos e concedia licenças para a construção de novas igrejas, ajudando financeiramente todo este processo. Logo após a Proclamação da república, foi decrata a separação entre o Estado e a Igreja, assim a repúblicava acabou com o padroado e reconheceu o caráter leio do Estado, garantindo a liberdade religiosa. O governo de Getúlio Vargas foi marcado pela aprovação da Constituição de 1934, onde prevê uma colaboração entre a Igreja e o Estad, neste momento foram atendidas várias reivindicações católicas, tais como: Aulas religiosas facultativas nas escolas públicas e a presença do nome de Deus na constituição. Hoje, a Igreja Católica é constituída por três vertentes são elas: - O clero tradicionalista, onde são defendidas práticas ortodoxias e o conservadorismo; - Teologia da Libertação, uma espécie de esquerda eclesiástica; - Renovação Carismática, movimentos vigorosos e mais recentes da Igreja As principais tradições populares católicas no Brasil são: - Peregrinação à Nossa Senhora da Aparecida (Padroeira do Brasil); - Círio de Nazaré; - Festa do Divino. Por Thiago Ribeiro Equipe BrasilEscola.com

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES